Ilha de Ideias

quinta-feira, novembro 18, 2004

Livro Preferido


«Acidentes de Percurso»
de Maria João Lopo de Carvalho


Maria João em primeiro lugar quero que saibas que nada sei sobre ti e só li um livro da tua autoria que foi Acidentes de Percurso.
Acidentes de Percurso foi um livro que gostei muito porque é uma autêntica novela de emoções numa história que intercedem todos os elementos: paixão, sexo, desencanto e perdão. É uma história actual, numa linguagem modesta.
De todas as personagens existentes no livro, a que gostei mais foi a Ana. Não por ser uma das personagens principais, mas por ter sido confrontada com vários acidentes de percursos ao longo da sua vida.
Ana era uma pinga-amores, não deixava nada por resolver. Tinha duas irmãs a Patrícia e a Carlota que insistiam em repetir, a lengalenga de sempre.
- Ana banana macaca cigana.
Francisco (Primeiro-Ministro), foi o homem que Ana escolheu para viver a seu lado o resto da sua vida. Ana tinha uma grande amiga Rita (arquitecta) que era uma autêntica louca. Outra que também não deixava nada por resolver.
Desde o seu primeiro "Acidente de Percurso " que foi quando Ana e Francisco regressaram da sua lua-de-mel. O Sr. Ribeiro (motorista de Francisco) estava à espera do casal feliz e recém casado. Quando vinham na Segunda Circular tiveram um acidente em que Francisco ficou paraplégico.A partir daí Ana ( a menina mimada) começou a enfrentar a vida de outra forma. Começou a valorizar as pequenas coisas que a vida lhe dava.
Outro "Acidente de Percurso" na vida de Ana foi Manuel (fotógrafo da revista Caras). Manuel era casado com Cláudia (empregada numa loja de roupa) e tinham uma filha de 5 anos Mafalda.
Ana quando tinha 6 anos andava de bicicleta na sua Quinta, e de vez em quando apareciam dois meninos o Manuel e o Rui.
Passados alguns anos descobriu que um desses meninos era Manuel, que nessa altura detestava Ana, por ser uma menina muito mimada e que tinha mania que era melhor que os outros. Conheceram-se melhor sairam, divertiram-se, apaixonaram-se e Ana engravidou de Manuel. Mas pouco tempo depois percebeu que ter um filho de um homem por quem tivera uma grande paixão, não era a mesma coisa que ter um filho do homem da sua vida. Francisco soube do seu envolvimento com o fotógrafo mas mesmo assim a perdoou.
Claúdia, esposa de Manuel teve um caso com o seu melhor amigo Rui (pintor), mas como dizia Cláudia foi um "Acidente de Percurso" que aconteceu na sua vida e que tenta esquecer.
Enfim, depois de tanta troca de amores Ana ficou com Francisco e Manuel com Cláudia e a sua Mafaldinha.
Todos estes Acidentes de Percurso que ocorreram na vida da Ana, não são mais do que realidades que muitas vezes achamos que só acontecem aos outros.
Acidentes de Percurso é um livro com momentos escaldantes, e um dos momentos que mais me marcou foi a relação de um fotógrafo de uma revista de sociedade que faz amor com a mulher de um político em ascensão num gabinete de provas da Zara.
Maria adorei o teu livro só tenho pena de não ter lido mais nenhum. A maneira como escreves é cativante e digo isto porque li o livro num só dia. Cada vez que lia um capítulo o outro era mais interessante. Até que cheguei ao fim e simplesmente tenho uma coisa para te dizer: ADOREI.