Ilha de Ideias

sábado, março 05, 2005

O Stress dos Estudantes

O comportamento humano é algo tão complexo que para a sua explicação têm de concorrer um conjunto amplo de saberes e disciplinas científicas. É o que se passa com o stress, cuja dificuldade de definição resulta da natureza interdisciplinar das reflexões a empreender para a explicação do fenómeno, para a qual temos de convocar os contributos da biologia, da medicina, da psicologia, da sociologia, entre outros.
Segundo Jean-Claude Dortu o termo stress, muitas vezes utilizado de forma vaga e mal definida, tem-se assumido como uma palavra de mascar, "no sentido em que acaba por não significar nada de preciso.
Os estudantes falam de um examinador ou de uma exame gerador de stress, em função de uma dificuldade específica, ou do ritmo, ou de cerimonial particular que envolve tal ou tal prova. Dirão também, acerca de um colega, que está em stress quando está apressado, agitado, ansioso; o termo acaba por não significar nada de rigoroso, a não ser a ideia de tensão, com uma conotação negativa".
Segundo Alexandra Marques Pinto o stress está associado "às mudanças constantes de ritmo acelerado que imperam na nossa sociedade, que exigem transformações profundas, atitudes e valores dos indivíduos, impõem novos estilos de vida, e conduzem frequentemente a sentimenots de incontrolabilidade e de instabilidade no presente e de incerteza quanto ao futuro". Já Marco Ferreira Ramos afirma que o stress resulta da discrepância "entre o que a pessoa julga que lhe é exigido e as competências que julga possuir para lidar com essa exigência".
O stress pode afectar os indivíduos ao nível fisiológico e psicológico.
Fonte: Cadernos da Csa Humana
N.º 4 e 5 / 2004