Ilha de Ideias

segunda-feira, maio 02, 2005

Amor Romântico

Alguma vez esteve apaixonado? Esteve quase de certeza. A grande maioria das pessoas a partir de uma certa idade sabe o que é estar apaixonado. O amor e o romance proporcionam, para a grande maioria de nós, muitos dos sentimentos mais intensos que alguma vez sentimos. Porque é que as pessoas se apaixonam? À primeira vista, a resposta parece óbvia. O amor exprime uma atracção mútua, física e pessoal, que dois indivíduos sentem um pelo outro. Hoje, podemos ser cépticos quanto à ideia de que o amor é "para sempre", mas temos tendência a pensar que a paixão é uma experiência que nasce de emoções humanas universais. Parece natural que um casal que se apaixona queira alcançar uma forma de realização pessoal e sexual na sua relação, porventura sob a forma de casamento.
Contudo, esta situação, que achamos hoje tão evidente, é na verdade pouco usual. Apaixonar-se não é uma experiência partilhada pela maioria das pessoas espalhadas por esse mundo fora - e quando tal acontece raramente se pensa que está a relacionar de alguma forma com o casamento. A ideia de amor romântico só se difundiu recentemente na nossa sociedade e não existiu sequer na maioria das outras culturas. O amor romântico era visto, na melhor das hipóteses, como uma fraqueza e, no pior dos casos, como uma espécie de doença.
Hoje as nossas atitudes são quase completamente opostas. O amor romântico não pode, portanto, ser meramente entendido como uma parte natural da vida humana; pelo contrário, é uma ideia moldada por variadas influências sociais e históricas.